Características FII

O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) é uma comunhão de recursos de investidores com o objetivo de aplicar recursos em todo o tipo de negócios de base imobiliária, seja no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários ou em imóveis prontos – como edifícios comerciais, shopping centers e hospitais, além de títulos e valores mobiliários ligados ao setor imobiliário, tais como cotas de outros FIIs, Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI), ações de companhias do setor imobiliário, etc.

Vantagens

Permite ao investidor aplicar em ativos relacionados ao mercado imobiliário sem, de fato, precisar comprar um imóvel ou desembolsar todo o valor normalmente exigido para investimento em um imóvel.

  • Diversificação em diferentes tipos de ativos do mercado imobiliário (ex.: shopping centers, hotéis, residências, CRI, LCI, etc.).
  • As receitas geradas pelos imóveis ou ativos detidos pelo fundo são periodicamente distribuídas para os cotistas.
  • As cotas são negociadas em bolsa de valores ou mercado de balcão organizado.
  • Aumento nos preços dos imóveis do fundo gera aumento do patrimônio do fundo e, consequentemente, valorização do valor das cotas.
  • Todo o conjunto de tarefas ligadas à administração de um imóvel fica a cargo dos profissionais responsáveis pelo fundo: busca dos imóveis, trâmites de compra e venda, procura de inquilinos, manutenção, impostos etc.
  • As pessoas físicas estão isentas de imposto de renda distribuídos pelo FII, desde:
    1. – As cotas do Fundo de Investimento Imobiliário sejam admitidas à negociação exclusivamente em bolsas de valores ou no mercado de balcão organizado;
    2. – O Fundo de Investimento Imobiliário possua, no mínimo, 50 (cinquenta) quotistas;
    3. – não será concedido ao quotista pessoa física titular de quotas que representem 10% (dez por cento) ou mais da totalidade das quotas emitidas pelo Fundo de Investimento Imobiliário ou cujas quotas lhe derem direito ao recebimento de rendimento superior a 10% (dez por cento) do total de rendimentos auferidos pelo fundo.
Menu